x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

Tendências do mercado de construção civil brasileiro, para 2018

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Drones, sistemas informatizados, realidade aumentada, dispositivos móveis, sensores, softwares de gestão, são termos conhecidos há pouco mais de 10 anos, e normalmente eram utilizados apenas dentro de empresas de alta tecnologia. Hoje, essa linguagem é facilmente encontrada em qualquer lugar, inclusive no setor da construção civil.

Por isso, o melhor a fazer é atualizar-se sempre e qualificar sua equipe, com o foco constante na evolução de sua empresa, para assim oferecer melhores serviços de construção.

Toda essa informatização impacta o setor de forma positiva, aprimorando cada vez mais a execução  de todas as tarefas. Levantamos, assim, algumas dicas e ideias, que julgamos importante para ajudá-lo a aperfeiçoar suas obras:

Novas tecnologias

Como dissemos acima, cada vez mais, novas ferramentas estão sendo inseridas no mundo da construção civil. São eles, os drones, as impressoras 3D, novas metodologias e principalmente os softwares, que são fundamentais para antes e durante as edificações.

Os drones são aqueles veículos aéreos que podem sobrevoar terrenos com maior dificuldade de acesso, para levar imagens aos gestores, e assim identificar erros ou falhas.

Os sistemas e softwares de gestão, ajudam no planejamento, andamento e monitoramento da obra, identificando falhas de segurança, otimizando o cronograma e fazendo melhores compras de materiais e insumos.

As novidades agora, são as impressoras 3D, as quais desenvolvem projetos e protótipos, além de produzirem materiais para própria construção, como por exemplo, blocos de calçadas que já estão sendo desenvolvidas dessa forma.

Construções modulares

Estas estruturas são feitas por blocos ou cubos versáteis que otimizam e agilizam a construção e a qualidade da estrutura de empreendimentos. Elas também proporcionam melhor sustentabilidade, permitindo a colocação de pisos, azulejos, encanamentos, pias e outras disposições móveis de maneira mais fáceis.

Lean Construction

Lean Construction ou como é conhecido no Brasil, Construção Enxuta, tem como objetivo monitorar e controlar o ritmo da construção, com entregas de produtos no momento certo do seu uso. Isso ajuda a evitar desperdícios, valorizar tarefas e cortar mão de obra ociosa.

Tudo isso com o objetivo de otimizar o processo produtivo, tornando a obra mais sustentável, organizada, limpa e com melhor fluidez ao longo do tempo de construção.

Agregar serviços, é agregar valor

Unir outros serviços aos seus, aumenta a qualidade do produto/serviço, cria novas oportunidades e fideliza o cliente. No caso da construção civil, essa conciliação de serviços, pode ser feita por meio de ofertas de produtos extras, minicursos sobre limpeza de casas, ou dicas de reformas

Vale ainda, dar treinamentos sobre a boa usabilidade do empreendimento que acabou de ser entregue ou brindes como orientação de decoração, pisos colocados em áreas frias e muito mais.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro termo cada vez mais presente no setor de construção civil, principalmente por envolver muitas sobras, resíduos e entulhos. Sendo assim, o gestor da obra precisa monitorar e planejar a gestão do lixo produzido.

Muitas construtoras hoje, contratam profissionais especializados para auxiliarem no descarte correto desses resíduos, além de buscarem soluções para sua reutilização.


Tendências do mercado de construção civil brasileiro, para 2018

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar