Um jardim bem cuidado chama a atenção de quem passa por ele.
Mas, para uma boa execução e um resultado adequado, o jardineiro precisa de equipamentos adequados.
Independente do tamanho da área e da quantidade de mudar ou grama a ser cuidada, os equipamentos de jardinagem têm relação direta com a produtividade e qualidade do trabalho.
Nesse post vamos mostrar como eles podem ajudar na tarefa de embelezamento do jardim ou canteiro da sua casa e empresa. Continue lendo!
A importância de um bom equipamento de jardinagem
Em qualquer atividade que se vá fazer, usar os equipamentos adequados é vital para um bom resultado e produtividade, na jardinagem não é diferente.
A eficácia de um trabalho tem muito a ver com a ferramenta usada, cortar uma árvore sem o equipamento adequado, por exemplo, será muito mais custoso e, provavelmente, não terá o mesmo resultado do ao que usar uma ferramenta adequada.
Os equipamentos de jardinagem são fundamentais para o profissional da área e também para as pessoas que têm como hobby cuidar do jardim de vez em quando.
São esses equipamentos que darão segurança e trarão melhor resultado em menos tempo ao trabalho do jardineiro.
Junto com os equipamentos, é necessário não esquecer de usar os acessórios de segurança, como óculos, cinto de proteção e luvas.
Como um equipamento de jardinagem profissional facilita o trabalho?
Quando se usa um equipamento adequado de jardinagem, toda a manutenção do jardim é mais fácil e prática de fazer.
Isso porque os equipamentos de jardinagem permitem que você não faça muito esforço físico em comparação com o trabalho manual, que poderá trazer complicações mais tarde para o seu corpo.
Caso você seja um profissional, o uso de equipamentos adequados fará também com que seu tempo seja melhor aproveitado, realizando mais manutenções durante o dia, o que, evidentemente, vai aumentar seus rendimentos.
O melhor disso tudo é que você não precisa investir na aquisição desses equipamentos, eles podem ser alugados para a situação específica em que serão utilizados.
Assim, de acordo com o tipo de serviço que precisa ser feito, profissional ou não, a locação do maquinário necessário para aquele dia é mais viável financeiramente.
Quais os equipamentos de jardinagem necessários?
Alguns jardins e canteiros possuem necessidades específicas, mas, no geral, o maquinário necessário é:
Cortador de grama e roçadeira
Muita gente pensa que os dois equipamentos são a mesma coisa, o que é um grande mito.
O cortador de grama é um dos equipamentos de jardinagem mais usados e, geralmente, se apresenta no modelo carrinho, o que facilita em todos os aspectos o seu uso. A locomoção e manuseio é mais fácil, devido à leveza do material.
O cortador é indicado para realizar o corte periódico da grama, ou seja, quando a grama não está muito alta, em áreas não muito grandes.
Ele pode ser usado para trabalhos com um tamanho médio de 100m².
Os mais comuns são a combustível (gasolina) ou elétrico, sendo que o elétrico é mais leve para manusear e também ecologicamente mais correto.
Agora, se você quiser limpar um lugar plano, com grama alta e com grande extensão, o ideal é usar uma roçadeira.
Por ser destinada para trabalhos maiores, ela é mais resistente, possui lâmina de ferro e, em alguns casos, consegue-se cortar pequenas árvores com ela.
Também existe no modelo elétrica e a combustível, o único detalhe é que para o seu manuseio, exige-se uma certa habilidade.
Motoserra
Geralmente, a motosserra é um equipamento de jardinagem de uso profissional, destinado às empresas ou pessoas que têm permissão para cortes de árvores.
As motosserras são usadas para podas de árvores urbanas, para manutenção pública e em serviços de paisagismo e de jardinagem em geral.
Elas facilitam o corte de troncos velhos, de galhos próximos aos fios de luz e até mesmo de árvores ou ramos que estão prejudicando o telhado e é preciso a remoção.
Como orientação, informamos que o uso de motosserra sem licença é crime, por isso, antes de comprar ou alugar a sua para os seus serviços de jardinagem, peça o seu licenciamento.
O processo de licença para porte e uso de motosserra LPU é simples. Acesse o site do IBAMA para conferir.
Aparador de cerca viva
Quem precisa fazer manutenção em cerca viva sabe que requer muito tempo.
Afinal, ela exige todo um cuidado, uma vez que é um objeto de decoração no muro ou no jardim em si.
A cerca viva precisa de podas e cuidados periódicos e contar com um aparador profissional é fundamental para a qualidade do trabalho e também para ganhar tempo.
O aparador de cerca viva é ideal para o bom acabamento e faz isso de forma rápida e fácil.
Com ele, a poda de cercas e arbustos fica mais homogênea, proporcionando formas geométricas e retidão.
Além disso, ele é seguro e fácil de usar e também pode ser alugado quando você precisar.
Agora que você conheceu alguns equipamentos de jardinagem que fazem a diferença para o embelezamento mais qualificado e rápido do seu jardim, consulte a Loc Lav e conheça os produtos disponíveis para locação.
(Imagens: divulgação)