x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

LIMPEZA

Preparação e limpeza do seu hotel para o final do ano

Postado em: May 21, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 21, 2019

Compartilhe:

O setor hoteleiro talvez seja um dos que mais é impactado pela sazonalidade natural do mercado, fato este que, se a gestão de um hotel ou pousada não souber lidar, poderá comprometer negativamente os resultados do negócio. Do contrário, tais serviços temporários trazem oportunidades favoráveis ao empreendimento.

Este ramo de atividades pode oferecer serviços diferenciados a cada época, agregando valor ao estabelecimento. Além disso, uma boa experiência do hóspede é fundamental para o sucesso do negócio, seja através de um ótimo atendimento, variedade de ofertas de serviços, valores coerentes e, manutenção da estrutura predial e limpeza impecáveis.

Todos os aspectos citados acima determinam se o seu hotel estará com muitos clientes satisfeitos no final do ano, por exemplo, temporada de festas e férias.

No caso da manutenção e da limpeza, estas incumbências vão além de uma oferta, elas são obrigatórias. Tais serviços são exigidos por Lei, pois preservam a saúde e garantem a segurança. Sendo assim, você já preparou seu hotel, pousada ou hostel para receber os hóspedes neste final de ano?

A Loc Lav preparou um checklist para você otimizar e economizar na manutenção e na limpeza do seu estabelecimento, para que os hóspedes fiquem satisfeitos e retornem em outras oportunidades:

Alinhe com sua equipe, um cronograma para a realização destas tarefas. Ainda que você prepare todas as dependências do hotel para a chegada dos visitantes antes das festas de final de ano, alguns ambientes necessitam de limpeza diariamente, e é nesta hora que um cronograma é essencial. Nele deve constar os turnos de trabalho para os colaboradores serem destinados à determinadas tarefas ao longo do dia. E, deve haver uma distribuição dessas tarefas conforme a divisão dos ambientes.

Analise a necessidade de contratar mais funcionários: por ser alta temporada, haverão mais hóspedes, então seu staff pode necessitar de reforços. Neste caso, avalie a possibilidade de contratar mais colaboradores, ainda que sejam temporários, apenas para a época de festas e férias.

Qualifique seus funcionários para o tipo de trabalho. Treinar seus colaboradores para que estejam capacitados a realizar limpezas das mais simples às mais específicas e pesadas. O bom resultado da higienização do hotel como um todo, depende disso. A equipe deve estar apta a utilizar os produtos químicos nos lugares certos, os equipamentos para os locais adequados, desde uma cortina até a piscina. Neste caso é extremamente importante também, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs conforme exige a legislação, como uniformes adequados, máscaras, luvas e botas para a segurança da saúde do colaborador.

Avalie a necessidade de comprar materiais de limpeza suficientes. Negocie com seus fornecedores as quantidades e as entregas dos produtos conforme o suprimento. Viabilize o aluguel de equipamentos, apenas para este período, que auxiliam relevantemente na limpeza do seu hotel. O aluguel destes maquinários ajuda a economizar consideravelmente os custos com manutenção, deterioração e desembolso repentino pela compra do mesmo.

A Loc Lav tem uma linha de equipamentos essenciais para suprir a demanda de limpeza em cada mobília e ambiente do seu hotel ou pousada. Confira!

Banheiros e toaletes

Estes são lugares onde a atenção deve ser redobrada, realizando diariamente nas suítes, e várias vezes ao longo do dia nas áreas comuns do hotel. Um carrinho funcional com acessórios é o equipamento base para essa limpeza. Nele contém esfregão, rodo, rodinho, balde espremedor e placa sinalizadora.

Suítes

Neste ambiente há muitos móveis que devem ser higienizados, além da organização do lugar. Geralmente há carpetes, estofados e cortinas que demandam a limpeza periódica com o uso de uma lavadora de carpetes, equipamento com funções parecidas com um aspirador de pó que retirar sujidades sólidas e líquidas com facilidade.

Áreas comuns

Hall de entrada, corredores, salas, salões, áreas externas são lugares de maior circulação de pessoas e podem ser higienizados diariamente com a ajuda do carro funcional. Porém, para as limpezas mais intensas, que podem ser feitas semanal ou mensalmente, utilize a lavadora de pisos para retirar sujeiras incrustadas e a enceradeira para dar brilho ao piso.

Áreas de lazer

Se o hotel tiver academia, quadras esportivas e piscinas, a limpeza pode ser feita utilizando uma varredeira para retirar detritos sólidos; uma lavadora de alta pressão para retirar sujidades incrustadas no piso ou nas paredes da piscina; e polidoras para lustrar os pisos. Uma dica: evite usar produtos químicos que deixem o piso escorregadio para não causar acidentes.

Com estas dicas e equipamentos, realizar a limpeza diária e periódica de seu hotel ou pousada, ficará mais econômico e dinâmico. Além disso, irá deixar todos os ambientes preparados e os colaboradores aptos para a maior demanda de hóspedes da temporada de final de ano.
 


Preparação e limpeza do seu hotel para o final do ano

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar