67%, esse é o percentual estimado de tempo gasto na construção civil com desperdícios, um tempo precioso que pode ser utilizado de outras formas, tornando um canteiro de obras muito mais produtivo, por exemplo.
Sob esse aspecto, existe um conceito que se tornou tendência, há pouco tempo no Brasil. Esse conceito é conhecido como Construção Enxuta, mas na área da construção civil, fala-se muito em Lean Construction.
O que é Lean Construction e quais seus benefícios?
Esse é um conceito de gerenciamento de construções civis, diferente do tradicional, que visa controlar o fluxo e o ritmo de uma obra, otimizando todos os processos dentro do canteiro de obras.
O objetivo da construção enxuta é monitorar e controlar as entregas de produtos para o momento certo do seu uso, evitando o desperdício e valorizando as tarefas. Esse processo ajuda a cortar a mão de obra ociosa, além de auxiliar no processo produtivo, tornando a obra mais sustentável, organizada, limpa e com melhor fluidez.
Como surgiu?
O conceito de lean construction já é implantado em muitas empresas no Brasil, mas em países da Europa e nos Estados Unidos é uma definição já potencializada, e isso se dá pela busca incessante por melhorias e evolução de todo tipo de processo em qualquer área econômica do mundo.
O pensamento enxuto é uma filosofia idealizada pela Toyota nos anos 1990, que estudou e implantou essa ideia dentro de suas fábricas, otimizando todo seu processo de produção, valorizando o trabalho realizado dentro de um tempo eficiente, sem desperdício de material, dinheiro e claro, de tempo. Os bons resultados foram comprovados e a partir disso, outros setores implantaram o mesmo ideal, conforme o seu tipo de produção e negócio.
Princípios do Lean Construction
Dois princípios são aplicados ao conceito de lean construction:
- Total Quality Management (TQM): Modelo de gestão que alinha todo o decurso construtivo, visando minimizar constantemente os erros, e otimizar a produção para entregar o melhor produto ao cliente. Esta forma ajuda a aumentar a produtividade e reduz os custos e gastos.
- Just in Time: Este modo, talvez seja o mais característico do lean construction, o qual estabelece que cada fase da cadeia de produção deva acontecer no seu tempo certo, conforme o fluxo de insumos e de tarefas. Esse processo ajuda a diminuir o espaço destinado a estoque, a organizar o canteiro de obras e reduz o desperdício financeiro, de tempo e de materiais.
Melhor sustentabilidade
O ideal de lean construction, torna um canteiro de obras mais sustentável, desenvolvendo de melhor maneiras todos os seus processos. Essa também é uma maneira de pensar no meio ambiente, destinando as sobras para o descarte correto ou reuso.
Sendo assim, veja como a lean construction pode influenciar de maneira sustentável a sua obra:
Desperdício de materiais: Os processos de uso dos materiais necessários para a construção são otimizados, com entregas no momentos certo para a produção. O reuso correto das sobras ou reciclagem dos mesmos, resulta em menor desperdícios dos materiais.
Redução de acidentes: O lean construction prevê melhor capacitação dos colaboradores, com aprendizagem da utilização dos equipamentos, além de outros treinamentos para a boa realização das tarefas sem acidentes de trabalho.
Menos retrabalhos: O bom planejamento do lean construction ajuda a manter o ritmo de trabalho adequado às entregas das etapas da construção, seguindo corretamente com as tarefas, evitando a perda de tempo com retrabalhos.
Acondicionamento de materiais: Mantenha um almoxarifado em tamanho adequado para a armazenagem de ferramentas e outros equipamentos, permanecendo sempre tudo organizado, deixando o canteiro de obras livre para seu principal trabalho: a construção