Manutenção de pisos e fachadas: Como manter seu condomínio sempre em ordem

15 dez, 19 | LIMPEZA

As manutenções de pisos e fachadas de maneira preventiva e periódica são fundamentais para garantir a durabilidade dessas áreas tão importantes de uma edificação. Por conta disso, devem ser levadas a sério por impactar significativamente na vida dos condôminos, bem como no valorização do edifício.

 

Desvalorização do imóvel, gastos excessivos com reparos, infiltrações, riscos à segurança dos usuários são apenas algumas das consequências da falta de manutenção e inspeções em pisos e fachada­­­s.

 

Dessa maneira, os gestores de um edifício residencial ou comercial devem acompanhar os prazos e exigências estabelecidas pela construtora para evitar problemas como os já citados.

 

É importante reforçar que, por ser parte integrante do condomínio, as fachadas não podem ter o seu formato, posicionamento de janelas, terraços ou acabamentos modificados. Para que isso aconteça, é necessário alterar o estatuto do condomínio a partir de uma convenção. O mesmo vale para os pisos das áreas comuns.

 


Com que frequência deve-se realizar a manutenção preventiva dos pisos e fachadas?

 

Se você está se perguntando qual deve ser a frequência para a realização de manutenções preventivas de fachadas e pisos, vamos explicar. Esse prazo é estabelecido pelo construtor ou incorporador da edificação por meio do “Manual de Uso, Operação e Manutenção Preventiva”, mais conhecido por “Manual do Síndico” ou “Manual de Áreas Comuns”.

 

Se este documento não tiver sido entregue, deve-se entrar em contato com a construtora ou fabricante do material do revestimento e/ou do piso, pois ele tem obrigação em fornecer essas informações.

 

Outro recurso que pode ser utilizado nos casos em que não se tenha o documento é acessar a Tabela A.1 da ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações: Requisitos para o sistema de gestão de manutenção do Sinduscon-SP.

 

Com relação aos pisos, não é diferente. A manutenção de pisos e fachada deve ser feita periodicamente a fim de evitar troca precoce decorrente de danos causados por mau uso ou má conservação. E isso nada tem a ver com a durabilidade ou resistência do material. Qualquer tipo de piso, se não receber os cuidados devidos, pode manchar, sofrer arranhões, rachar e perder o brilho devido às crostas de sujeira. Um piso que não passa por manutenções pode precisar ser trocado a cada 7 ou 8 anos. Do contrário, se bem conservado, pode durar mais de 15 anos.

 

Qual o tratamento mais adequado para fachadas e pisos?

 

O tipo de manutenção depende de diversos fatores. Por conta disso, é imprescindível a orientação de empresas especializadas em limpeza e conservação que possuem capacitação para avaliar e realizar manutenções de pisos e fachadas da maneira mais adequada.

 

É comum condomínios realizarem esses serviços por conta própria e sem os equipamentos adequados. O resultado, quase sempre, implica em ineficiência e gastos excessivos. Isso ocorre porque, as rotinas de limpeza e conservação não são realizadas da maneira correta, principalmente, devido à falha na remoção completa de produtos químicos ou até consumo elevado de água e energia.

 

Para que o serviço de limpeza seja realizado com qualidade e eficiência, é imprescindível o uso de equipamentos especializados. Além de aumentar a eficiência do trabalho, o ferramental adequado permite economia de insumos, tempo e dinheiro.

 

Com os equipamentos próprios para manutenção de pisos ou fachadas é possível realizar a remoção completa da camada mais profunda de sujeira, bem como a selagem e impermeabilização das áreas que ficam protegidas do atrito diário e do acúmulo de sujeira.

 

Para garantir a eficiência do trabalho e economia de recursos, a dica é utilizar o equipamento adequado para cada situação.

 

Você tem uma necessidade específica? Saiba que pode contar com a experiência da Loclav, uma empresa com mais de 20 anos de mercado e que oferece a locação de equipamentos de limpeza e conservação para diversas finalidades. Oferecemos equipamentos profissionais e semiprofissionais para que você realize suas tarefas com rapidez e segurança.

 

Entre em contato conosco e saiba como você pode reduzir os custos de manutenção de seu condomínio com a locação de equipamentos de limpeza.

Compartilhe nas redes sociais:

0 comentários

Enviar um comentário

Assine a
nossa newsletter