x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

Fatores indispensáveis que podem melhorar a produtividade em seu canteiro de obras

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Produzir mais não quer dizer maior produtividade. Ao contrário do que parece, maior ou melhor produtividade, em qualquer tipo de trabalho, está mais relacionado com a qualidade, do que com a quantidade.

Isso pode ser percebido em um canteiro de obras, onde colocar mais pessoas para trabalhar, pode trazer rapidez na entrega do empreendimento, porém a que custo isso é realizado? É certo que quanto mais pessoas trabalhando, mais investimento é necessário para suprir essa massa de mão de obra.

Nesse caso a produtividade está mais relacionada à qualificação dos trabalhadores, utilização de bons produtos e ferramentas; bom uso dos recursos, além de uma boa gestão da obra.

Para te auxiliar, listamos aqui, 5 fatores indispensáveis que podem melhorar a produtividade em seu canteiro de obras. Confira!

#1 – Planejamento e orçamento

A primeira ação, antes de começar a obra, é realizar um planejamento, com uma relação de itens necessários para o bom andamento do canteiro de obras. Nesse planejamento deve constar:

 

  • Todo o processo da construção ou reforma, com etapas a cumprir;

 

  • Orçamento;

 

  • Layouts do canteiro e da obra em si;

 

  • Equipamentos, recursos e materiais necessários, assim como as formas de alocá-los;

 

  • Quantidade suficiente de mão de obra;

 

  • Datas de recebimentos dos materiais, considerando o clima e o calendário;

#2 – Uso da tecnologia

A tecnologia está aí para ajudar, não importa onde seja, ela sempre chega, então use-a a seu favor. Hoje, existem sistemas, aplicativos e plataformas que podem auxiliar no desempenho de toda a obra.

Esses sistemas têm inúmeras funcionalidades, podendo acompanhar e monitorar o andamento dos trabalhos, controlar os gastos e os recursos, registrar entrada e saída de materiais, controlar as etapas e as entregas. Isso pode aumentar a produtividade, evitando atrasos e gastos desnecessários.

#3 – Mão de obra qualificada

Assim como dissemos no início deste texto, mais colaboradores não quer dizer mais produtividade, mas a qualificação dessa mão de obra sim. Bons líderes que estejam preparados e atentos às necessidades e melhorias da produção.

Profissionais competentes, que entendam da importância dos prazos e do andamento das atividades, e que compreendam as formas mais práticas para realizar os trabalhos, farão com que a produtividade flua bem. Em alguns casos, investir em treinamentos, pode resultar nessa melhor produtividade.

#4 – Segurança

Se essa equipe também estiver trabalhando com segurança, será potencializada a eficiência desse canteiro de obras. Equipamentos de segurança são primordiais, mas a realização de treinamentos e capacitação quanto ao uso, fará com que eles trabalhem em plenas condições físicas e mentais.

Assim como equipamentos de iluminação, cercados e sinalizadores que deixem bem identificada e visível, a existência desse canteiro de obras.

 

#5 – Evitar o desperdício

Esse fator é importante em diversas áreas:

 

  • Recursos Financeiros: Evitar desperdício financeiro engloba todas as demais áreas, já que é com esse recurso que se supre as outras. Lá no planejamento estará estipulado um orçamento, e cumprindo-o dentro das margens, consegue-se evitar gastos desnecessários.

 

  • Recursos naturais: Gasto desnecessário de água, pode aumentar o gasto financeiro, então, reutilizar a água ou fazer a captação de água de chuvas, podem ajudar a economizar.

 

  • Energia: Utilizar máquinas que sejam mais econômicas e eficazes. Não deixar maquinário ligado ou luzes acesas sem necessidade.

 

  • Material necessário: No planejamento também constará a quantidade necessária, com uma margem, para que não haja o mau uso ou desperdício dos materiais.

 

  • Reciclagem: Quando possível, realizar a reciclagem dos resíduos da obra. Alguns materiais podem ser facilmente reutilizados, ou até comprados já reciclados que na maioria das vezes são mais em conta, porém de tão boa qualidade quanto outros. Madeiras, concretos, alumínios, pedras, argamassas e outros, podem ser reciclados, economizando dinheiro e melhorando os impactos ambientais.


Fatores indispensáveis que podem melhorar a produtividade em seu canteiro de obras

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar