Conheça os principais motivos que levam animais de estimação a comer plantas

18 jan, 20 | JARDINAGEM

Quem possui animais de estimação, principalmente cães, sabe o quanto eles adoram brincar, se esconder (e muitas vezes comer!) em jardins contendo folhas altas. Não é incomum se deparar com um jardim totalmente remexido, com flores e plantas espalhadas decorrentes da ação dos bichinhos.

Mas o que leva cães e alguns gatos ao hábito de remexer a terra de um canteiro e comer plantas? Alguns veterinários afirmam que esse comportamento acontece quando os pets se sentem entediados e buscam uma forma de ocupação. Há profissionais que acreditam que animais comem terra ou mesmo plantas quando seus organismos estão carentes de algumas vitaminas.

A causa mais aceita entre os veterinários é a de que os animais, instintivamente, comem flores ou plantas por essas possuírem certas substâncias que provocam vômito, ajudando a amenizar dores ou desconfortos estomacais.

Independente da razão, é preciso atentar para a importância em manter o jardim bem cuidado, pois isso pode impedir que os animais se alimentem de fungos, insetos ou mesmo se machuquem durante alguma brincadeira.

Causas e riscos à saúde dos animais de estimação

Os sintomas que levam os pets a buscarem plantas e flores podem ser diversos. Entre eles estão cólicas intestinais, diarreia ou fezes ressecadas, dor ou desconforto gástrico, sensação de que o alimento não está sendo digerido, entre outros.

Isso pode ser causado, principalmente, por uma dieta inadequada, presença de verminoses intestinais, desidratação, obstrução intestinal e até mesmo infecções que podem provocar gastrites e outros desconfortos.

Há quem acredite que pode ser apenas ansiedade, todavia, o fato é que esse comportamento, aparentemente inocente, pode provocar prejuízos graves à saúde dos animais. Daí a importância da manutenção e limpeza dos jardins, a fim de evitar que nossos amigos se machuquem em galhos mal podados ou sejam contaminados por fungos e pragas que podem surgir em gramados e arbustos.

Manter o jardim limpo e bem cuidado pode impedir que os animais se machuquem ou adquiram doenças.

Como realizar a manutenção do jardim e evitar problemas para os pets

Para evitar que o seu pet seja prejudicado ao comer algo ou se machucar no seu jardim, algumas ações fundamentais de manutenção devem ser realizadas. Poda, limpeza de ervas daninhas, corte da grama e aparo de cercas são alguns cuidados simples que diminuem os riscos de seu animal de estimação se prejudicar em seu jardim.

Mas para que essa manutenção seja realizada da maneira adequada, é imprescindível a utilização de equipamentos apropriados para tal função, do contrário, você pode acabar danificando o seu jardim e até mesmo aumentando o risco de lesões, caso algum galho fique exposto após uma poda mal realizada.

Assim, o uso de equipamentos de jardinagem como o cortador de grama, a motosserra, o aparador de cerca, a roçadeira e o perfurador de solo ajudarão a manter seu jardim bem cuidado e seguro para seus animais de estimação.

Vale destacar que você não precisa comprar nenhum desses equipamentos para realizar a manutenção em seu jardim. É possível realizar a locação de todos esses equipamentos de maneira prática e econômica. Para saber mais acesse o site da LocLav e solicite um orçamento sem compromisso.

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter