x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

PRODUTOS

Compactador de solo – qual é o melhor para o tipo de solo da sua obra?

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Um compactador de solo elétrico ou a gasolina? Ou seria melhor um rolo compactador? Talvez a placa vibratória seja mais prática e fácil de usar.

Essas dúvidas são muito corriqueiras, mas o que vale aqui, é conhecer bem o tipo de solo e o tamanho do espaço, para decidir qual desses equipamentos será o melhor para a sua obra.

Diversos são os equipamentos que você irá utilizar em sua construção, e o compactador é um deles, que na maioria das vezes, além do trabalho para o qual ele foi idealizado, também proporciona conforto ao trabalhador que o opera, garantindo a sua própria segurança.

Mas o que são e para que servem os compactadores de solo?

Com diversas nomenclaturas, sapo compactador, compactador de percussão, sapo ou sapinho, é um equipamento utilizado para compactar, ou seja, comprimir ou adensar diversos tipos de solo, desde terras, areias, cimentos, asfalto e outros materiais do tipo arenoso ou granulado.

Além de construções de casas e edifícios, também são usados na pavimentação de ruas, avenidas e estradas para que haja um bom nivelamento daquele solo. Esse nivelamento, promove melhor performance, tornando a circulação de pessoas ou de veículo, ou ainda o assentamento de cimentos, mais seguro.

Um terreno compactado, previne que a água fique acumulada, facilitando seu escoamento. Este procedimento viabiliza a melhoria da singularidade do solo, tornando-o mais homogêneo, aumentando sua resistência.

Então, qual o melhor equipamento para compactação de solo?

Podemos citar dois tipos, o compactador de solo e a placa vibratória, com as diferenças a seguir:

  • Compactador de solo elétrico: é um dos mais procurados por sua praticidade e versatilidade.
  • Compactador de solo a gasolina: recomendado para uso em áreas curtas, mas normalmente são mais potentes.
  • Placas vibratórias: também são movidas a gasolina, são mais utilizadas para trabalhos curtos em vias de asfalto. São mais leves e seu impacto sobre o solo é menor, por isso é recomendada para compactação de pouca profundidade.

Ainda existem os rolos compactadores, que são aqueles veículos mais robustos, porém muito eficientes e seguros. Movidos a gasolina, são ideais para pavimentação de longa distância, devido a sua agilidade.


Compactador de solo - qual é o melhor para o tipo de solo da sua obra?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar