x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

Como tornar mais eficiente a compactação do solo da sua obra?

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Com o intuito de melhorar as propriedades de um terreno, o compactador de solo é o equipamento ideal para deixar o chão de um canteiro de obras, em bom estado de alinhamento, tornando-o mais homogêneo e resistente.

Nesse contexto, a eficiência de um compactador vai depender do seu tamanho, e do tipo e dimensão da área a ser nivelada. Essa máquina irá tornar o solo da sua construção, capacitado para receber todo tipo de empreendimento, desde casas e edifícios, até a pavimentação de ruas, grandes avenidas e estradas.

Antes de tudo, vale lembrar que um terreno plano previne o acúmulo de águas, facilitando seu escoamento, tornando mais adequada a circulação de pessoas e de veículos, e melhor performance para o assentamento de cimentos ou outros materiais.

Como utilizar?

 

Existem alguns tipos: o compactador de solo (à gasolina ou elétrico) recomendado para uso em áreas pequenas ou grandes, é um aparelho menor, proporcionando mais versatilidade e rapidez ao trabalho de percussão.

A placa vibratória é útil em tarefas pequenas como a pavimentação de curtos espaços de asfalto onde o impacto pode ser de menor profundidade. E existe ainda, o rolo compactador, veículo maior utilizado para a pavimentação de longas áreas como grandes avenidas e estradas.

Em todos os casos, a utilização terá pouco esforço físico pelo operador, proporcionando maior conforto e garantindo mais segurança. É um equipamento que será mais usado na fase inicial da obra, alinhando o chão granulado, o preparando para receber a construção e a movimentação dos colaboradores.

Para garantir maior segurança ao colaborador que operar um compactador, é necessário que ele siga todas as instruções de uso do aparelho, além de utilizar o equipamentos de proteção individual (EPI) e seguir as normas de proteção e ambientais vigentes. Essa capacitação deve ser dada a todos os trabalhadores que operem qualquer tipo de máquina e equipamento dentro de um canteiro de obras.

Como ser mais eficiente?

O próprio uso dos compactadores torna o trabalho de adensamento de solo mais eficiente, e dependendo do tipo de máquina, o processo terá maior qualidade e com um tempo menor de trabalho.

A compactação será produtiva, deixando o ambiente mais propício ao trabalho sustentável da obra, oferecendo eficiência no andamento do empreendimento, cumprindo com o planejamento feito pelo gestor.

Por isso, para tornar essa tarefa mais eficiente, a escolha do tipo de compactador será essencial, e neste caso, a Loc Lav indica dois tipos:

  • Placa Vibratória: São máquinas mais leves e movidas a gasolina, boas para compactar pequenas áreas de solos feitos de saibro, cascalhos ou britas.
  • Compactador de solo (elétrico ou a gasolina): São versáteis e recomendados para áreas maiores de terrenos de terras, areias ou argilosos.

Além disso, hoje existem também aplicativos e plataformas que calculam o tempo de trabalho de compactação, considerando as variáveis das condições do espaço, clima, temperatura dos materiais e do solo, amplitudes e outros fatores que podem influenciar para mais ou para menos, o tempo e a eficiência da compactação.


Como tornar mais eficiente a compactação do solo da sua obra?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar