A indústria da construção civil possui detalhes específicos que são fundamentais para o sucesso da operação e da gestão de obra.
A pressão para a conclusão das tarefas, aliada à manutenção da qualidade e à administração das contas exige uma gestão de obra de alto nível, com profissionais qualificados e prontos para as surpresas tão comuns nessa área.
A movimentação de pessoas e materiais, a preocupação com a segurança e o apoio técnico a todas as áreas exigem capacitação e visão de liderança.
Nesse post vamos mostrar como fazer a gestão de obra para a construção civil de uma maneira mais fácil e completa, confira!
Funções da gestão de obra
Olhando-se de fora para uma construção, não imagina-se quantas tarefas estão envolvidas num canteiro de obras.
O gestor de obra é responsável por tudo que acontece por lá e dentre suas atividades destacamos as seguintes responsabilidades:
- Planejamento financeiro da obra;
- Administração de projetos;
- Aquisição de materiais;
- Logística de entrega e armazenamento;
- Administração de mão de obra;
- Contratação de serviços;
- Administração financeira;
- Administração de segurança;
- Administração de qualidade;
- Administração de cronograma.
- Acompanhamento e controle da obra.
Percebe-se que são tarefas que demandam experiência e grande capacidade de decisão, afinal, a obra está nas mãos do gestor.
A gestão de obra, portanto, precisa estar sempre orientada a atender aos quesitos: prazo, custo e qualidade.
Prazo, custo e qualidade
A gestão da obra precisa equilibrar prazo, custo e qualidade que, basicamente, definem o sucesso ou não do empreendimento.
O gestor trabalha com prazos que são estipulados a partir do planejamento da obra, dividido por fases e por tarefas.
Ocorre que nem tudo acontece como previsto e o gestor precisa buscar alternativas para atender a demanda, mas não pode esquecer que existem limites orçamentários e não se aceita a queda da qualidade no empreendimento.
Esse equilíbrio exige, em alguns momentos, decisões que não são fáceis de serem tomadas, pois equívocos podem colocar em risco toda a operação e a saúde financeira da construtora.
As regras mudam e as situações diferem
A gestão de obra exige do gestor a busca por soluções simples e que a experiência, aliada ao conhecimento de mercado, podem resolver.
Uma excelente opção técnica que resguarda os prazos, os custos e a qualidade é a locação de equipamentos.
A locação de equipamentos para a construção civil alivia a logística, pois é possível planejar e agendar por prazos determinados a utilização do maquinário, facilitando a gestão de obra.
Portanto, os equipamentos chegam no momento certo, são utilizados pelos prazos necessários e devolvidos, cabendo a locadora a manutenção e a guarda desses.
Também atendem às condições financeiras, uma vez que não se faz necessário a aquisição de produtos, que na maioria das vezes possuem custos altos. Além disso, são eliminados os custos com logística (transporte e armazenamento), além da manutenção dos mesmos.
Atendendo prazos e diminuindo custos, a locação também oferece a qualidade nos produtos, uma vez que oferece equipamentos que estejam em ótimas condições de uso, garantindo a segurança do trabalhador e o resultado esperado na tarefa.
Em resumo, equipamentos novos e com garantia, a preços interessantes e no prazo correto, são vantagens que a locação pode oferecer à gestão de obra na construção civil.
Além da locação, a Loc Lav pode treinar sua equipe de profissionais a utilizarem da melhor maneira e com os melhores resultados os equipamentos locados. Visite nosso site e conheça nossa estrutura e nossos equipamentos.
(imagens: divulgação)