x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

Como calcular os gastos com a construção ou a reforma da sua casa?

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Você está planejando realizar uma reforma em sua casa, mas ainda não sabe qual limite de orçamento tem para começar a obra? Ou, você está com um terreno pronto para construir sua casa, e ainda precisa realizar o orçamento para saber quais serão seus gastos?

O ideal é fazer o orçamento geral da obra antes de começá-la, buscando fornecedores, materiais, ferramentas, maquinário e mão de obra, solicitando orçamentos precisos com valores e tempo de entregas e realizações. O orçamento é pré-requisito muito importante para chegar ao consenso final sobre a execução do projeto.

O valor final desse orçamento irá variar dependendo de alguns fatores como: a região (Estado, cidade, bairro), e a qualidade e quantidade dos produtos e da mão de obra. Apenas para dar uma noção de valor, existe uma estimativa de custo médio por metro quadrado, neste primeiro semestre de 2018, que varia entre R$ 920,00/m2 e 1.980,00/m2. O valor total vai depender dos fatores já citados acima, e também do tamanho da área da obra que você tiver.

Um cálculo estimativo sobre estes gastos, ajuda a não exceder o limite que você dispõe para o empreendimento. O planejamento e o orçamento são realizados praticamente juntos, colocando no papel todo o escopo da obra, para que seus gastos financeiros não sejam maiores que o previsto.

No planejamento constará:

  • Projeto de arquitetura (geralmente realizado por um profissional da área)
  • Realização das atividades por etapas
  • Prazos com datas de entrega de materiais e entregas das etapas da construção
  • Quantidades de matéria prima e ferramentas
  • Mão de obra
  • Orçamentos

Projeto de arquitetura

O projeto de arquitetura é fundamental pois ele mostrará as disposições e as projeções do que será a casa, após a conclusão da obra. Isto dará a você noção do tempo necessário para a realização, as quantidades de mão de obra e de materiais.

Se possível, consulte um profissional especializado, um engenheiro ou arquiteto, para idealizar esse projeto, e a partir disso, conseguir prever o orçamento e os gastos, pesquisando em lojas, os valores de cimento, blocos, tintas, pisos, azulejos, gesso, argamassa e outros itens, negociando preços e prazos.

Com isso, você poderá escolher o melhor custo-benefício para que o seu empreendimento tenha qualidade em todas as fases do processo de construção ou reforma.

Tecnologia à mão

Com tudo isso em mãos, será possível concluir uma previsão dos gastos aproximados da obra, e hoje, a tecnologia auxilia muito nesses trâmites, organizando, planejando, listando e calculando todo o processo.

Você pode listar esse orçamento em uma planilha de excel, registrando cada item e seu valor para obter um resultado final. Ou ainda, existem hoje, aplicativos e plataformas que realizam esses cálculos de forma rápida e dinâmica, estipulando valores conforme a região, o metro quadrado, o clima, o tempo de trabalho, itens de matéria prima e maquinários para estimar o valor total, considerando uma margem de erro razoável.

Esses programas podem ir além de entregar um cálculo de valores financeiros, mas também, informar as quantidades necessárias, por metro quadrado, de cimento, argamassa, blocos e tijolos, rejuntes, pisos e azulejos, e etc. Oferecem ainda, relatórios de estimativa de consumo ao longo da obra e relatórios finais comparativos do que foi estimado e do que foi realizado.

Em geral, podem ser baixados gratuitamente em dispositivos móveis, de simples manipulação para auxiliar tanto os empreiteiros, engenheiros e arquitetos, quanto uma pessoa que está realizando sua obra por conta própria. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Reforma Simples
  • JobFLEX
  • Safesite
  • Photo Measures
  • Fieldwire
  • Sienge
  • Co-Construct

Essa será uma forma de economizar recursos financeiros, naturais e materiais, além de manter o processo mais produtivo.


Como calcular os gastos com a construção ou a reforma da sua casa?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar