x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

Como armazenar de maneira adequada, materiais de construção civil?

Postado em: May 21, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 21, 2019

Compartilhe:

Muitas vezes, para realizar um trabalho, é necessário outra tarefa, anterior à principal, que será coadjuvante, porém de relevância para um resultado qualificado ao término do projeto.

No caso de um canteiro de obras, o trabalho elementar é a construção de um edifício, casa, estrada ou qualquer outra estrutura. Porém, outras atividades de menor escala, mas de alto grau de importância, otimizam tal estruturação.
 

Este é o caso do trabalho de armazenamento dos materiais que serão necessários para a concretização da obra; e isso também vale para as pequenas reformas. Esta é uma tarefa trabalhosa e que pode gerar dúvidas sobre a forma correta de a realizar, mas com um pouco de paciência e observação, a experiência será recompensadora, pois ela traz muito benefícios, como:

> Mais segurança ao canteiro de obras

> Ambiente organizado

> Entrega de tarefas ou da obra sem atrasos

> Utilização total dos materiais sem desperdícios

> Minimização dos prejuízos

> Preservação da qualidade dos materiais

Podemos ver que é um trabalho fundamental, por isso também, na maioria das vezes, tais elementos já vêm de fábrica com as instruções de manuseio e armazenamento descritos em suas embalagens. E aqui fica a primeira dica para conservá-los corretamente.

Muitas dessas matérias-primas têm características complexas ou sensíveis que se acondicionadas de maneira imprópria, a qualidade pode ser afetada, causando prejuízos à construtora.

Vamos listar agora, alguns materiais de construção e a forma adequada de armazená-los. Confira!

Madeira – Colocadas em local seco e coberto, as madeiras devem ser empilhadas na horizontal e acima do nível do solo, para isso pode-se usar vigas de forma que fiquem cerca de 150 mm do chão. Se houverem peças de diferentes comprimentos, deixe as mais longas na parte inferior e assim sucessivamente. Jamais coloque outros materiais sobre as pilhas de madeira para não fiquem empenadas.

Cimento – Muitas pessoas não sabem, mas este material tem prazo de validade de 30 dias, por isso, deve ser utilizado dentro desse período. Deve ser armazenado em local seco e coberto, dentro de sua própria embalagem, empilhada sobre tábuas de madeira, um pouco acima do chão. Seu empilhamento não deve ultrapassar a altura de 10 sacos.

Areias, britas e outros agregados – Esses materiais devem estar sempre abrigados em local seco e coberto, sobre um solo nivelado para não haver perda. Se estiverem no mesmo ambiente, separe por divisórias, ou a uma certa distância um do outro, para que não se misturem.

Tijolos e blocos de concreto – Armazenados em local com solo seco e firme, podem ser cobertos por um tecido ou plástico. Empilhe-os com no máximo 10 tijolos de altura e o mais próximo possível do local de trabalho dos colaboradores, para haver menor esforço por parte deles ao carregá-los.

Peças e outros materiais em aço – Geralmente esse tipo de material chega do fabricante com um produto anti-corrosivo, mas ainda assim, armazene em lugar seco e arejado. Se houverem diversos tamanhos, devem ficar separados e dispostos em pilhas, alguns centímetros acima do nível do solo, para evitar distorções.

Azulejos e cerâmicas – Abrigados da ação do tempo, esses materiais devem permanecer em suas próprias embalagens até a utilização. As embalagens devem ser empilhadas na horizontal a uma altura de no máximo 10 caixas, para não haver quedas.

Telhas – Colocadas em pequenas pilhas, podem ser expostas ao tempo, mas o seu manuseio deve ser cuidadoso para não haver quebras

Tubos de PVC – Abrigados em local seco e coberto, dispostos na horizontal sobre o solo.

Cabos e fios – Sempre em lugar seco e coberto da umidade, dentro de suas próprias embalagens.

Este é um trabalho que demanda tempo, mas evita prejuízos se armazenar cada insumo da maneira correta. Desta forma, eles não perderão qualidade, não serão danificados e os trabalhos dentro do canteiro de obras serão agilizados e seguros.


 Como armazenar de maneira adequada, materiais de construção civil?

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar