Blog

Construção

Pretende iniciar 2019 reformando sua casa?

Postado em: 14 jun. 2018

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: 23 nov. 2018

Compartilhe:

A chegada de um novo ano atrai uma atmosfera de renovação, sensibilizando as pessoas para um “upgrade” em algumas áreas da vida, motivando-as a buscar mudanças que influenciem positivamente em seu dia a dia.

Essas fases podem marcar boas transformações, a começar pelo nosso lar, por exemplo. Então, que tal iniciar 2019 renovando os ambientes da sua casa com uma reforma?

 Pretende iniciar 2019 reformando sua casa?

Este tipo de mudança é animadora, ainda que seja necessário passar pelas etapas das bagunças, barulhos e sujeiras, mas se tudo for bem planejado com antecedência, a tendência é que a sua reforma seja concluída de forma rápida e satisfatória.

Publicamos aqui em nosso Blog, um artigo sobre como está a previsão para o mercado de construção civil em 2019, e nele, alertamos você, caro leitor, que pretende iniciar o ano novo reformando a própria casa, a adquirir desde já os materiais que serão necessários para sua obra.

Os motivos para isso?

A chance de conseguir negociar melhores valores pela compra antecipada. Isto também, pode garantir melhor qualidade desses materiais que no geral, são: cimento, pedras, cerâmicas, madeiras, tubos e conexões, cabos e fios, azulejos, areia e britas.

Não dê passos maiores que a perna

Agora que você sabe que a compra antecipada pode render boa economia, antes de sair às compras, tenha em mente qual é seu orçamento disponível. Esta é a primeira etapa do seu planejamento: realizar pesquisas de valores (a Internet ajuda bastante nisso) e colocar no papel junto ao seu limite máximo de gastos.

Organize uma planilha de excel por exemplo, elencando os itens, desde o cimento, vidraças, areias até luminárias e móveis novos. Com esta visão ampla, será possível negociar em fornecedores diferentes e também perceber a possibilidade de substituições por peças mais em conta, mas que tenham a mesma qualidade.

Caso esta fase seja mal programada, pode haver consequências como a paralisação da obra por falta de materiais ou de mão de obra, e atrasos nas entregas dos materiais e da obra como um todo. Pense bem nisso!

Dicas e planejamento

Agora, para ajudar você a se planejar com aquela repaginada nos cômodos da sua casa no início de 2019, veja algumas dicas:

#1 Contrate um profissional: O projeto pode ser feito por você mas se for possível contratar um profissional - engenheiro ou arquiteto - ele irá projetar, planejar, indicar melhores produtos, ferramentas, maquinários, fornecedores e mão de obra, além de acompanhar o andamento da obra.

#2 Defina um projeto e siga-o à risca: Esta definição de projeto envolve organização de etapas para a realização das tarefas. Inclua nesta organização, realizar a reforma, por cômodos de cada vez, designando materiais necessários para cada ambiente. E, claro, acompanhe o andamento da reforma para que nada saia fora do projeto pré-definido.

#3 Negocie: Manter a boa comunicação com fornecedores e colaboradores é essencial. Dessa forma, será fácil negociar valores, qualidades, prazos e objetivos para a obra sair ao seu contento. Com os fornecedores, por exemplo, veja a possibilidade de obter bons descontos caso realize o pagamento à vista; mas caso não seja viável, pense em pagamentos parcelados ou pesquise boas taxas para financiamento em bancos.

#4 Opte pelo aluguel: Inclua entre os materiais necessários, o aluguel das ferramentas ou dos maquinários. Alugar ajuda a minimizar os custos e tem outros benefícios, como já publicamos neste artigo e neste outro artigo em nosso Blog.

#5 Duração da reforma: Defina no projeto um cronograma com as datas das entregas por etapas e uma data limite para o término da obra, ainda que leve alguns meses. Acompanhe o decorrer do cronograma com os colaboradores contratados, realizando um check list do que foi feito, a cada passo.

#6 Seja flexível: Ainda que tenha um cronograma, tenha certa flexibilidade para possíveis atrasos, por diversos motivos, definindo prazos razoáveis para a extensão das datas de entrega.

Última dica infalivel: Tenha paciência! Uma obra demanda tempo e altera toda a rotina dentro da casa e da família. Por isso, para que os moradores da residência em reforma não se exaltem com eventuais problemas, é viável que todos sejam tolerantes aos barulhos e bagunças, e cientes do período ao qual a obra se dará. Ao final, tudo será recompensado por um lar confortável e bonito para todos.

Pretende iniciar 2019 reformando sua casa?

Deixe seu comentário

0 itens para orçamento

Fechar