x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

Construção

Evite estes erros mais comuns em um canteiro de obras

Postado em: 14 jun. 2018

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: 11 dez. 2018

Compartilhe:

Em um projeto de construção civil muitos processos são realizados, e por isso, contratempos podem ocorrer, causando erros ou atrasos na entrega da obra. Porém, se tudo for feito de forma segura para os colaboradores realizarem as correções e colocar a produção de volta à operação, o planejamento feito anteriormente pode retomar sua linearidade.

Mas, é por aí que percebe-se a importância de uma programação bem elaborada e comprometida com o decorrer natural da construção. O planejamento é o primeiro fator levado em consideração para o sucesso de uma obra de construção civil, uma vez que nele estarão medidas operacionais e administrativas que deverão ser seguidas durante todo o processo. Sem isso, alguns erros de gestão podem ocorrer:

  • - Falta de previsões orçamentárias

  • - Falta de alvará e licenças legais

  • - Falta de orçamentos de fornecedores

  • - Não cumprimento do escopo do projeto

  • - Falta de mão de obra especializada

  • - Não seguir o cronograma de tarefas e entregas

  • - Falta de controle de materiais

  • - Desperdícios de materiais

  • - Falta de preocupação com a segurança

  • - Falta de comunicação

Inclua neste planejamento outro ponto importante para evitar erros e atrasos: um engenheiro ou um arquiteto - estes profissionais são qualificados para conduzir de forma responsável um projeto de construção que elimine alguns deslizes.

O bom andamento dos trabalhos dentro de um canteiro de obras vai depender inevitavelmente, de um bom planejamento da obra e de profissionais capacitados, que ajudarão a evitar estes erros comuns:

Materiais inadequados - Matéria-prima de baixa qualidade ou para lugares errados podem causar transtornos que, muitas vezes, não serão percebidas durante a obra, mas sim depois de entregue. Veja alguns exemplos: pisos escorregadios em áreas externas ou região de piscinas; a percepção de infiltrações de água após algum tempo, pela utilização de material de procedência duvidosa ou profissional sem capacitação.

  Evite estes erros mais comuns em um canteiro de obras

Instalações hidráulicas e elétricas - Realização destas instalações que não estejam de acordo com as normas e padrões de segurança exigidas por lei. Se forem bem dimensionadas, sob pisos e paredes, estas serão instalações seguras para a convivências dos moradores da casa ou apartamento.

Piso sem declínio para ralos - Com certeza o morador da casa não vai querer que a água do chuveiro fique parada dentro do box. Este fator é importante para o escoamento correto de líquidos para o ralo do ambiente, seja banheiros, cozinha ou áreas externas.

Má vedação de janelas - Este é um problema recorrente uma vez que, em alguns casos não há a vedação correta com o uso de silicone apropriado para tampar pequenos buracos entre a parede e a esquadria da janela, podendo infiltrar água da chuva para dentro do ambiente.

  Evite estes erros mais comuns em um canteiro de obras

Descarte inadequado de resíduos - Este erro é mais operacional, mas também existem normas a serem seguidas para que a obra seja feita de forma sustentável. Para evitar desperdícios e realizar o descarte correto dos resíduos da obra, é importante definir um ambiente para alocar tais materiais para que haja uma triagem do que pode ser reaproveitado, do que pode ser reciclado e do que será descartado de fato, dentro dos padrões da legislação. Isto também vai depender de profissionais capacitados que realizem corretamente essa tarefa.

Estes são apenas alguns exemplos dos erros mais comuns em uma construção civil, mas que podem ser evitados com atenção do dono da obra, dos engenheiros e dos outros profissionais contratados para a concretização do projeto.

 Evite estes erros mais comuns em um canteiro de obras

Deixe seu comentário

0 itens para orçamento

Fechar