x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

Construção

A tecnologia como aliada na construção civil

Postado em: 14 jun. 2018

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: 16 nov. 2018

Compartilhe:

Não há dúvidas de que a transformação digital é global. Desenvolveu os mais diversos setores econômicos e trouxe benfeitorias tanto às pessoas, como para as corporações.

Essa inovação vem modificando significativamente o setor da construção civil, revolucionando os processos ao projetar, produzir, estruturar e edificar casas, prédios e outras incorporações.

A tecnologia como aliada na construção civil

Evoluindo a cada dia, ela oferece o diferencial de otimizar a eficiência e a produtividade em um canteiro de obras, racionando o uso de materiais, de mão de obra, de finanças e de tempo. Hoje, por exemplo, existem softwares de gestão focados nesse segmento. Conheça alguns:

- Mega Empresarial: Esse software tem soluções para a gestão de diversas empresas. No ramo da construção, pode abranger grandes, médias e pequenas incorporações, além de obra de urbanismo. É uma ferramenta que gerencia os orçamentos de cada obra, a assistência técnica, custos, receitas e contratos.

A tecnologia como aliada na construção civil

- Sienge: Software que integra e gerencia todas as áreas da construtora para que todos possam acompanhar o andamento dos projetos de construção. Ele administra a mão de obra, orçamentos, estoque de materiais, suprimentos e equipamento, contratos e outros. Ele emite também, relatórios do andamento dos projetos.

A tecnologia como aliada na construção civil

- Versato: Um sistema totalmente focado em gerenciamento de obras de construção civil para controle de contratos, suprimentos, materiais, ferramentas, contabilidade, emissão de notas fiscais e financeiro. Seu diferencial é que realizar pesquisas sobre as possibilidades de um projeto novo, disponibilizando os investimentos necessários, os melhores terrenos, as melhores condições de pagamentos, despesas operacionais, corretagem, burocracias jurídicas, vendas e outras.

Ajudando a evitar erros

A tecnologia ajuda a evitar erros de execução, retrabalhos e o principal: prevenir acidentes, por isso, usá-la a favor da segurança em um canteiro de obras é fundamental. Podemos também, citar dicas para evitar acidentes dentro da sua obra:

A tecnologia como aliada na construção civil

  • - Atentar-se à legislação, colocando em prática tudo que estiver de acordo com as exigências das Normas Regulamentadoras;

  • - Estipular a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, para que hajam responsáveis em orientar os demais colaboradores da obra;

  • - Fiscalizar e orientar sempre, ao trabalhadores, quanto ao uso frequente e correto dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs;

  • - Treinar os colaboradores para que sejam capacitados para a utilização correta das ferramentas, equipamentos e outros maquinários que auxiliam a construção;

  • - Manter o canteiro de obras limpo e organizado, separando materiais em uso, dos já inutilizados; colocando placas e fitas sinalizadoras em locais de risco para reforçar a atenção de todos os envolvidos da obra.

    A tecnologia como aliada na construção civil

As transformações digitais podem também, ajudar a evitar os erros mais comuns em um canteiro de obras, como:

  • - Não cumprir com o planejamento da obra;

  • - Não cumprir com o escopo do projeto;

  • - Desperdício de materiais;

  • - Falta de sustentabilidade e de responsabilidade com o meio ambiente;

  • - Descarte impróprio de detritos;

  • - Falta de comunicação;

  • - Falta de segurança;

  • - Falta de controle de materiais;

  • - Desorganização.

A influência também chegou aos maquinários, que hoje, desempenham tarefas com mais segurança, agilidade e eficiência. Na atualidade, os equipamentos são feitos com a mais alta tecnologia, oferecendo melhor condição de manuseio e trabalho ao operador.

Hoje, o ramo da construção civil está preparado para as mudanças que ainda virão. A cada dia, novas ferramentas, produtos e materiais são lançados como recurso de potencializar os processos dentro da cadeia produtiva do setor. Tais avanços trazem melhores formas de analisar, projetar e compartilhar os conhecimentos, impactando na eficiência da produção do mercado como um todo.

A tecnologia como aliada na construção civil

Deixe seu comentário

0 itens para orçamento

Fechar