9 equipamentos essenciais em um canteiro de obras

Equipamentos em bom estado de uso e adequados para os serviços que serão executados são fundamentais em um canteiro de obras.

Por mais experiência que um profissional tenha em alguma área, o equipamento faz total diferença na qualidade do trabalho realizado e tempo de execução de alguma tarefa.

Além da produtividade, os equipamentos colaboram com a segurança dos colaboradores e facilitam as atividades.

Mas, é preciso escolher o maquinário certo, nesse post vamos apresentar 9 equipamentos essenciais no canteiro de obras. Continue lendo e confira!

Equipamentos essenciais para o canteiro de obras

O canteiro de obras é o local onde trabalhadores circulam e existe uma grande movimentação de insumos e materiais.

Felizmente, o desenvolvimento tecnológico permite que, nos dias atuais, o trabalho dos profissionais e a gestão da construção civil seja mais leve e tranquila.

Equipamentos foram desenvolvidos para contribuir com os processos envolvidos na construção, tornando o canteiro de obras mais seguro e permitindo que as tarefas sejam realizadas com maior rapidez e qualidade.

Existem 9 equipamentos essenciais em um canteiro de obras, que garante todas as vantagens que citamos:

1 – Andaime

Os andaimes são utilizados como estruturas para que trabalhadores possam realizar suas tarefas em locais de difícil acesso.

Servem também como base para equipamentos e materiais a serem utilizados na obra.

A locação deles pode baratear os custos da obra.

2 – Betoneira

As betoneiras podem ser manuais e elétricas.

Ambas misturam os materiais que serão utilizados para a produção de concreto ou argamassa.

As betoneiras elétricas são excelentes equipamentos para aumentar a produtividade, visto que o trabalho manual é substituído pelo automatizado.

3 – Compactador

Como o próprio nome diz, o compactador tem por objetivo compactar o solo e é muito utilizado na fundação e na base para pisos.

Também com o mesmo objetivo de compactar, existe a placa vibratória, no entanto, sua utilização é voltada para o asfalto.

4 – Bombas

As bombas submersíveis são utilizadas para a drenagem de poços, garagens, valas e piscinas.

Elas são fundamentais no canteiro de obras porque também servem para o esgotamento de líquidos na construção civil, ou seja, retiram a água e os líquidos que se armazenam no subsolo.

5 – Geradores

Os geradores são utilizados para a geração de energia elétrica, para suprir possíveis falhas da concessionária ou para levar em lugares onde a energia ainda não chega.

Ele garante a autonomia energética do canteiro de obras.

6 – Lixadeiras

São equipamentos elétricos que são utilizados para cortar ou desbastar superfícies.

As lixadeiras também servem para lixar e regularizar paredes e fazer acabamentos.

7 – Marteletes e rompedores

Utilizados para romper e quebrar concretos, os marteletes e rompedores são bastantes usados para realizar demolições.

Alguns modelos servem para a realização de furos em superfícies duras.

8 – Parafusadeiras

As parafusadeiras, apesar de hoje serem comuns, muitas vezes são esquecidas entre os equipamentos essenciais em um canteiro de obras.

Elas têm por objetivo acelerar o processo de colocar ou retirar parafusos sem o esforço humano.

9 – Serras

As serras são equipamentos compactos que servem para serrar madeiras e pedras, facilitando os processos e permitindo acabamentos com qualidade.

Todos esses equipamentos são de fundamental importância no cotidiano de um canteiro de obras e colaboram para o aumento da produtividade, qualidade e segurança dos trabalhadores.

Uma excelente opção para toda construção é a locação, uma vez que a empresa os recebe em perfeito estado de uso, utiliza-o pelo prazo necessário e o devolve para que a empresa locadora faça a limpeza e manutenção.

A Loc Lav é uma empresa especializada em locação de equipamentos para construção civil. Acesse nosso site e conheças as soluções disponíveis!

(Imagens: divulgação)


9 equipamentos essenciais em um canteiro de obras

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter