Blog

Construção

3 benefícios de uma eficiente análise de equipamentos de obras

Postado em: 14 jun. 2018

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: 19 dez. 2018

Compartilhe:

Você sabe por que, uma análise eficiente dos equipamentos de obras, é importante? Nós já tratamos neste Blog, a importância de um bom planejamento para uma construção civil, já que é neste planejamento onde estarão as etapas da obra, os equipamentos necessários, os orçamentos, o período de entrega e muito mais.

Sendo assim, podemos dizer que a análise dos equipamentos, também deve constar neste planejamento, mesmo que seja realizada de forma constante, ao longo do período da construção.  Essa análise fará o gestor da obra entender como está o desempenho de todo o maquinário e ferramentas utilizadas nas tarefas, para que a produtividade não seja afetada.

Com isso, o gestor poderá identificar possíveis dificuldades ou mau desempenho dessas peças, que são indispensáveis para os trabalhos, buscando assim, realizar manutenção ou troca com rapidez.

Quais os benefícios desta análise?

O primeiro benefício é a economia financeira, já que esse recurso é o mais atingido quando o assunto é gasto. Uma construtora que executa ações para a análise dos seus instrumentos de trabalho, tem mais capacidade de evitar perdas e danos, dando prosseguimento aos trabalhos no canteiro de obras sem atrasos.

Então, podemos listar aqui, 3 outros benefícios que também envolvem os recursos financeiros, mas que influenciam de forma eficiente na análise dos equipamentos de obras:

1- Aumento da qualidade dos trabalho

Uma tarefa bem feita, tanto por parte do colaborador, como por parte do equipamento utilizado, entrega-se um trabalho de melhor qualidade. Para isso, é necessário que o maquinário esteja em bom estado de uso para que o seu desempenho seja compensado com o menor tempo possível de trabalho.

Uma produção com material defeituoso, desqualifica o serviço, perdendo mais tempo no retrabalho, e essa ineficiência pode afetar de forma negativa a confiabilidade do cliente, e consequentemente, os resultados de uma empresa.

2- Menor desperdício de tempo

Fazendo um link com o item anterior, o desperdício de tempo também é combatido com essa análise. Com a possibilidade de calcular a eficiência dos equipamentos, e sua capacidade produtiva, também é possível realizar uma previsão da sua usabilidade, e para que os trabalhos não sejam interrompidos por conta da falta do maquinário, consegue-se obter a manutenção ou a troca em tempo hábil.

Se uma obra pára por falta de equipamento, causa baixa produtividade, aumentando o tempo ocioso dos colaboradores, e consequentemente, a entrega da construção. Esse gasto improdutivo de tempo, afeta diretamente a satisfação dos clientes, reduzindo a lucratividade da construtora.

Hoje, existem aplicativos ou sistemas que ajudam a monitorar os equipamentos para identificar o tempo de uso e o tempo de parada, no caso o descanso, que também é importante para o maquinário, controlando o período de entregas de tarefas e etapas.

3- Menor custo

A constante supervisão dos equipamentos de uma obra, traz melhor previsão de sua usabilidade, sempre percebendo a eficiência ao longo dos trabalhos na construção. Por isso, é recomendado uma manutenção preventiva periódica para evitar possíveis defeitos quando estiverem em plena atividade.

Isso trará um custo menor do que se houver a necessidade de parar o equipamento por falhas, no momento da realização de seus trabalhos. Assim, não haverá tempo ocioso pela falta do maquinário, e o custo de urgência no conserto, não será alto.

3 benefícios de uma eficiente análise de equipamentos de obras

Deixe seu comentário

0 itens para orçamento

Fechar