Aproveite as férias para fazer manutenção industrial preventiva!

23 jul, 19 | PRODUTOS

Se o objetivo é reduzir os custos operacionais, aumentar a qualidade do produto final e proporcionar um ambiente adequado à equipe de colaboradores, não há como abrir mão da manutenção industrial preventiva.

 

As férias são períodos apropriados para o desenvolvimento dessa tarefa tão importante para o bom andamento do cotidiano da área de produção.

 

Ela é a melhor época para a realização da manutenção, uma vez que o ambiente está com menor número de colaboradores e o trabalho pode ser feito de forma mais tranquila e sem prejudicar os processos produtivos.

 

Nesse post vamos mostrar o que é e qual a importância da manutenção industrial preventiva. Continue lendo e confira!

 

O que é manutenção industrial preventiva?

 

Para falarmos de manutenção industrial preventiva, devemos antes compreender o que é a corretiva.

 

A corretiva, do verbo corrigir, é a manutenção que ocorre quando as máquinas e os equipamentos apresentam algum tipo de problema e param de funcionar.

 

Quando uma máquina para por algum problema, imediatamente é chamada a equipe de manutenção para verificar o motivo e colocar o equipamento para retornar ao trabalho no menor tempo possível.

 

Afinal, os colaboradores ficam parados, a produção é comprometida e todos os processos ficam instáveis.

 

Já a manutenção industrial preventiva significa prever o possível problema, ou seja, verificar antecipadamente se os equipamentos estão aptos ao trabalho e não apresentam sinais de desgastes ou quebras em um futuro próximo.

 

A manutenção preventiva evita, portanto, que o equipamento pare de produzir devido a quebra e minimiza os problemas gerados pelo tempo gasto para consertar e disponibilizar a máquina para a produção.

 

Portanto, prevenir é sinônimo de economia e qualidade.

 

Qual a importância da manutenção industrial?

 

 

Como você pôde observar, a manutenção industrial é fundamental para que uma fábrica possa funcionar da maneira adequada.

 

Vale ressaltar que todo equipamento possui uma vida útil que é diminuída em função do mau uso ou da falta de manutenção.

 

Portanto, a manutenção industrial é a responsável em manter a operação fabril funcionando, o que reflete nos seguintes resultados:

 

  • – Diminuição das horas paradas no processo produtivo;
  • – Manutenção da qualidade das mercadorias produzidas;
  • – Diminuição do risco de acidentes de trabalho;
  • – Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • – Diminuição dos custos com consertos e manutenção.

 

Esses benefícios, por sua vez, acabam proporcionando um aumento dos resultados financeiros da empresa e, consequentemente, contribuem também com a lucratividade da operação.

 

Como deve ser feita a manutenção preventiva?

 

 

A partir de um cronograma pré-definido com relação aos prazos de manutenção preventiva, esse deve ainda considerar as seguintes tarefas:

 

  • – Limpeza das máquinas e equipamentos;
  • – Lubrificação dos sistemas mecânicos;
  • – Avaliação de ruídos incomuns;
  • – Avaliação de vibrações incomuns;
  • – Monitoramento e avaliação do aquecimento do maquinário.

 

A partir dessas avaliações e tarefas, em muitas situações, é necessário a troca de peças e componentes que podem estar prejudicando o bom funcionamento do equipamento como um todo.

 

A limpeza é parte fundamental da manutenção preventiva, visando que a sujeira gerada pela operação não cause danos aos maquinários e futuros problemas.

 

Bem como a troca de um pequeno componente pode gerar uma economia substancial à operação, evitando que uma máquina venha a quebrar, onde, além da improdutividade gerada, pode causar despesas com uma manutenção corretiva.

 

É importante destacar que a manutenção industrial preventiva exige profissionalismo e a utilização de ferramentas corretas para que se obtenham bons resultados.

 

Portanto, é imprescindível que a limpeza dos maquinários seja realizada com equipamentos profissionais, otimizando o tempo dos serviços e os processos.

 

A Loc Lav, empresa especializada na área de limpeza, pode contribuir com a locação de equipamentos para a realização desses trabalhos.

 

Acesse nosso site e conheça nossas soluções. Aguardamos por você!

 

(Imagens: divulgação)


9 equipamentos essenciais em um canteiro de obras

Compartilhe nas redes sociais:

0 comentários

Enviar um comentário

Assine a
nossa newsletter