Se o objetivo é reduzir os custos operacionais, aumentar a qualidade do produto final e proporcionar um ambiente adequado à equipe de colaboradores, não há como abrir mão da manutenção industrial preventiva.
As férias são períodos apropriados para o desenvolvimento dessa tarefa tão importante para o bom andamento do cotidiano da área de produção.
Ela é a melhor época para a realização da manutenção, uma vez que o ambiente está com menor número de colaboradores e o trabalho pode ser feito de forma mais tranquila e sem prejudicar os processos produtivos.
Nesse post vamos mostrar o que é e qual a importância da manutenção industrial preventiva. Continue lendo e confira!
O que é manutenção industrial preventiva?
Para falarmos de manutenção industrial preventiva, devemos antes compreender o que é a corretiva.
A corretiva, do verbo corrigir, é a manutenção que ocorre quando as máquinas e os equipamentos apresentam algum tipo de problema e param de funcionar.
Quando uma máquina para por algum problema, imediatamente é chamada a equipe de manutenção para verificar o motivo e colocar o equipamento para retornar ao trabalho no menor tempo possível.
Afinal, os colaboradores ficam parados, a produção é comprometida e todos os processos ficam instáveis.
Já a manutenção industrial preventiva significa prever o possível problema, ou seja, verificar antecipadamente se os equipamentos estão aptos ao trabalho e não apresentam sinais de desgastes ou quebras em um futuro próximo.
A manutenção preventiva evita, portanto, que o equipamento pare de produzir devido a quebra e minimiza os problemas gerados pelo tempo gasto para consertar e disponibilizar a máquina para a produção.
Portanto, prevenir é sinônimo de economia e qualidade.
Qual a importância da manutenção industrial?
Como você pôde observar, a manutenção industrial é fundamental para que uma fábrica possa funcionar da maneira adequada.
Vale ressaltar que todo equipamento possui uma vida útil que é diminuída em função do mau uso ou da falta de manutenção.
Portanto, a manutenção industrial é a responsável em manter a operação fabril funcionando, o que reflete nos seguintes resultados:
- – Diminuição das horas paradas no processo produtivo;
- – Manutenção da qualidade das mercadorias produzidas;
- – Diminuição do risco de acidentes de trabalho;
- – Aumento da vida útil dos equipamentos;
- – Diminuição dos custos com consertos e manutenção.
Esses benefícios, por sua vez, acabam proporcionando um aumento dos resultados financeiros da empresa e, consequentemente, contribuem também com a lucratividade da operação.
Como deve ser feita a manutenção preventiva?
A partir de um cronograma pré-definido com relação aos prazos de manutenção preventiva, esse deve ainda considerar as seguintes tarefas:
- – Limpeza das máquinas e equipamentos;
- – Lubrificação dos sistemas mecânicos;
- – Avaliação de ruídos incomuns;
- – Avaliação de vibrações incomuns;
- – Monitoramento e avaliação do aquecimento do maquinário.
A partir dessas avaliações e tarefas, em muitas situações, é necessário a troca de peças e componentes que podem estar prejudicando o bom funcionamento do equipamento como um todo.
A limpeza é parte fundamental da manutenção preventiva, visando que a sujeira gerada pela operação não cause danos aos maquinários e futuros problemas.
Bem como a troca de um pequeno componente pode gerar uma economia substancial à operação, evitando que uma máquina venha a quebrar, onde, além da improdutividade gerada, pode causar despesas com uma manutenção corretiva.
É importante destacar que a manutenção industrial preventiva exige profissionalismo e a utilização de ferramentas corretas para que se obtenham bons resultados.
Portanto, é imprescindível que a limpeza dos maquinários seja realizada com equipamentos profissionais, otimizando o tempo dos serviços e os processos.
A Loc Lav, empresa especializada na área de limpeza, pode contribuir com a locação de equipamentos para a realização desses trabalhos.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções. Aguardamos por você!
(Imagens: divulgação)