x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

ACESSÓRIOS

7 dicas para festa junina perfeita!

Postado em: June 11, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: June 11, 2019

Compartilhe:

Introduzida no Brasil a partir da chegada dos portugueses em 1500, as festas juninas hoje são uma das festividades mais populares do país e esperada anualmente por milhares de pessoas.

 

Na época do descobrimento, a festa junina acontecia somente no dia 24 de junho, em comemoração ao dia de São João, santo da Igreja Católica e era conhecida como “festa joanina”.

 

Como outros dois santos, Santo Antônio e São Pedro, também são comemorados em junho, a festa se estendeu praticamente por todo o mês e, muitas vezes, ela chega a ser realizada em julho.

 

Além da alegria, a festa junina é uma espécie de patrimônio cultural do país, uma vez que ela é cercada de danças típicas, brincadeiras, músicas e comidas tradicionais.

 

Ela passou, inclusive, a fazer parte do calendário de festividades de escolas, grêmios e até mesmo como evento particular para atrair público.

 

Mas, para que tudo saia dentro do esperado, alguns cuidados precisam ser tomados.

 

É isso que vamos mostrar nesse post, algumas dicas para que a festa junina seja inesquecível e sem imprevistos!

 

1. Defina qual o objetivo da festa

 

Toda festa tem como objetivo proporcionar diversão, mas ela pode apresentar-se de diferentes maneiras.

 

Pode, por exemplo, ser uma fonte de renda de uma escola, além de ser uma oportunidade de confraternização entre pais, alunos e professores.

 

Pode ser um evento beneficente para alguma instituição ou também particular, com cunho financeiro, poderá ainda ser a festa da sua igreja, da associação de moradores, do condomínio e assim por diante.

 

Por isso, é importante definir qual o objetivo da festa, é a partir disso que começa o planejamento do evento.

 

2. Escolha do espaço físico

 

A escolha do local onde será realizado o evento, se constitui numa das mais importantes dicas para festa junina perfeita.

 

Geralmente, as festas juninas tradicionais são realizadas ao ar livre, mas, esse espaço precisa oferecer toda a infraestrutura para os convidados.

 

É preciso ter energia elétrica para que o som funcione perfeitamente, bem como banheiros, mesas e até, quem sabe, projetar um ambiente coberto para abrigar as pessoas caso venha chover.

 

O local também precisa ser adequado para a quantidade de pessoas esperada.

 

3. Pense na melhor data

 

Acertado o local e como será toda a estrutura do ambiente, você precisa determinar a data.

 

Lembre-se que festa junina é um evento familiar e a escolha da data precisa ser boa para todos.

 

Por isso, o indicado é nos finais de semana ou feriados.

 

A escolha dos horários também é muito importante, se você quer, por exemplo, ter uma fogueira, o mais adequado é fazer a festa a noite.

 

Falando em fogueira, você mesmo pode providenciar a madeira para o fogo de forma ecológica, ou seja. sem derrubar árvores indevidamente.

 

Alugue uma motosserra para cortar troncos de árvores já caídas ou aproveitar pedaços de madeira para garantir a atração.

 

Assim, você terá a certeza da procedência do material.

 

4. Não esqueça dos comes e bebes

 

 

Uma das maiores atrações de uma festa junina são as comidas tradicionais que nela encontramos.

 

Seguindo nossas dicas para festa junina perfeita, orientamos que você elabore um cardápio que atenda aos mais variados gostos.

 

Temos algumas sugestões: pipoca quentinha, canjica, arroz-doce, pé-de-moleque, curau, pinhão cozido, amendoim doce, maçã, bolos de fubá e muito mais.

 

Alguns alimentos são deliciosos quentes, por isso, é preciso ter estufas ou equipamentos elétricos para manter tudo aquecido.

 

Não esqueça do apetitoso quentão ou do vinho quente para esquentar as noites frias.

 

5. Estruture as brincadeiras típicas e a decoração

 

Não existe festa junina sem as tradicionais brincadeiras, como a pescaria, pau-de-sebo, corrida do saco, casamento caipira, correio elegante, jogos de argola, rabo do burro, bingo, boca de palhaço, e muitas outras.

 

Elas podem ser estruturadas e feitas por você mesmo, mas algumas exigem uma estrutura boa de som, como o correio elegante, bingo e o casamento caipira.

 

Outro ponto importante é a decoração do espaço, que pode contar com as bandeirinhas típicas e os balões, dando um clima mais gostoso para sua festa.

 

Para isso, não improvise usando cadeiras ou mesas para subir e alcançar o local desejado. Preze pela segurança e agilidade e conte com uma escada ou um andaime.

 

Também não se esqueça de providenciar um aspirador profissional ou uma lavadora de alta pressão para a limpeza inicial.

 

6. Lembre os participantes da vestimenta obrigatória

 

 

O traje caipira também é um diferencial na festa junina.

 

Uma das dicas para festa junina para engajar os participantes a irem vestidos, é criar concursos ou brindar seus convidados com os trajes mais típicos.

 

7. Garanta a diversão

 

Você deve ter observado que, em muitos momentos, falamos da necessidade da energia elétrica para que a festa aconteça de acordo com sucesso.

 

Seria muito desconfortável e oneroso organizar uma festa junina e lá pela metade precisar acabar com ela, porque a energia elétrica do local acabou.

 

Nas grandes cidades, as concessionárias avisam quando faltará energia no bairro por motivos de manutenção, o que já um ponto positivo, porque dá para se organizar melhor quando se sabe da situação.

 

Mas, imprevistos acontecem, como cabos que rompem, acidentes em postes, excesso de consumo na redondeza, situações que nos deixam sem a energia elétrica.

 

Para você não comprometer a sua festa a melhor opção é alugar um gerador de energia.

 

Alugando o equipamento você evitará transtornos de ter que acabar com sua festa por falta de iluminação, estrutura e brincadeiras.

 

Bem como evita também a perda de alimentos por falta de aquecimento ou as bebidas geladas, como refrigerantes e cervejas, sendo servidas quentes.

 

Com um gerador próprio, em caso de falta de energia, será possível que seus pratos continuem quentes, que o ambiente permaneça iluminado e que as atividades e brincadeiras transcorram normalmente, sem precisar acabar com a festa antes.

 

A locação ainda traz como vantagem que a empresa responsável leva e instala no local o gerador e o retira após o uso, garantindo comodidade.

 

Agora que você acompanhou nossas dicas para festa junina perfeita, que tal acessar o site da Loc Lav e entrar em contato para alugar um gerador, escada, aspirador ou qualquer outro equipamento para a sua festa?

 

(Imagens: divulgação)


9 equipamentos essenciais em um canteiro de obras

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar