5 maneiras de aumentar a durabilidade do sofá

Tem situação mais agradável que jogar-se confortavelmente num sofá, quer seja para ver um bom filme, para ler um livro ou simplesmente para relaxar?

A história conta que o sofá surgiu no Oriente Médio, mais propriamente pelo povo árabe, e servia para o conforto dos reis da antiguidade.

Mais tarde, ele chegou em Roma, é comum vermos cenas de filmes romanos em que os governantes deitam-se confortavelmente em um sofá de três lugares, que era colocado ao redor de uma mesa para se alimentarem.

Por muito tempo, o sofá foi considerado um objeto de luxo e somente os nobres o tinham em seus aposentos, mas, depois da Revolução Industrial, ele começou a ser produzido em grande escala para ser comercializado.

Hoje ele é peça importante e estimada dentro de qualquer sala, é sinônimo de conforto e bem-estar dentro de uma casa.

Mas, para mantê-lo bonito e preservado, algumas medidas precisam ser tomadas.

É sobre isso que vamos falar nesse post, continue lendo e veja nossas dicas sobre como aumentar a durabilidade do seu sofá.

Cuidados que aumentam a durabilidade do seu sofá

Além de ser uma peça importante na decoração da sua casa, o sofá também é ideal para o seu conforto, por isso, alguns cuidados são necessários para aumentar a durabilidade dele e até mesmo para cuidar da saúde de quem está usando.

Quando não tomada a devida atenção, um sofá poderá ser um agente de doenças por causa do acúmulo de pó e proliferação de ácaros.

As sujeiras também danificam o revestimento do móvel, diminuindo a durabilidade do sofá.

Mas, é possível seguir alguns passos para evitar esses problemas:

1 – Use e abuse das mantas

Usar mantas sobre o seu sofá, além de protegê-lo do excesso de sujeiras e pó, também dá um toque especial no visual da sala.

Além disso, é possível ter mais de uma manta e mudar o estilo de vez em quando, combinando, inclusive, com almofadas.

No entanto, as mantas precisam ser lavadas e higienizadas periodicamente com produtos adequados, para o bem-estar e saúde das pessoas que se utilizam do sofá.

2 – Atente para o aparecimento de bolor e mofo

Embora muita gente faça confusão e ambos sejam iniciados por fungos, mofo e bolor têm suas diferenciações.

O bolor é o início do problema, geralmente, quando o fungo se manifesta através de uma camada alta de cor acinzentada sobre o sofá. Quando percebido no início, pode ser eliminado.

Já o mofo é quando o fungo está em um estágio mais avançado de contaminação, se apresenta por pontinhos pretos que aparecem impregnados no sofá.

Sua remoção é difícil e pode até vir a corroer o tecido se não eliminado, o que, consequentemente, afetará a durabilidade do sofá.

Prevenindo bolor e mofo

Tanto o bolor como o mofo podem ser evitados por meio de limpezas periódicas no sofá.

Passar um pano úmido com vinagre branco e bicarbonato de sódio, por exemplo, ajudar a evitar a proliferação desses fungos.

Outro ponto importante é deixar seu sofá pegar um pouco de sol para ajudar no combate a umidade.

Abra as janelas e portas da sua sala sempre que possível, para ventilar, esse processo ajuda também a combater a umidade.

No entanto, se você perceber bolor no seu sofá, o ideal é contratar um serviço especializado ou alugar equipamentos profissionais para fazer a limpeza de forma correta e profunda, não mascarando o problema.

3 – Cuide com o excesso de Sol

Cuide para que o seu sofá não pegue Sol por muito tempo durante o dia, pois, a incidência dos raios solares pode provocar rasgaduras no tecido.

Coloque-o em lugar estratégico que não pegue Sol por muito tempo, caso não seja possível, proteja-o com manta, ou use cortinas na sua janela.

4 – Utilize produtos e equipamentos adequados para limpeza

Cuidar com os produtos, utensílios e equipamentos escolhidos para a limpeza, é tão importante como mantê-lo limpo.

Usar escovas agressivas pode vir a puxar o fio ou agredir o tecido do sofá.

Ao invés de escova, por exemplo, você pode utilizar um aspirador.

O mesmo vale para produtos com substâncias químicas que podem vir a provocar manchas.

Apenas use esses produtos sob orientação de profissionais.

5 – Use periodicamente equipamentos profissionais

Os cuidados diários ou de rotina, como aspirar, usar manta, proteger do Sol e da umidade, certamente são caminhos para aumentar a durabilidade do sofá.

Mas, para uma limpeza completa, periodicamente alugue equipamentos profissionais para limpar seu sofá.

O uso desses equipamentos vai permitir uma verdadeira limpeza e não apenas superficial, atingindo cantos e frestas e retirando todas as impurezas.

O melhor é que você não precisa se preocupar em adquirir esses equipamentos, eles podem ser alugados de forma prática e rápida, além disso, você ainda receberá orientações dos melhores produtos para higienizar o seu sofá.

Acesse a nossa página e alugue o melhor equipamento para fazer uma limpeza completa no seu sofá!

(Imagens: divulgação)


5 maneiras de aumentar a durabilidade do sofá

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter