5 dicas práticas e indispensáveis para limpar seu sofá

Estava feliz com uma promoção então resolvi chamar alguns amigos para comemorar em casa, com um jantar mexicano. Éramos umas oito pessoas em meu apartamento, a comida estava saborosa e o papo rolava solto quando percebi algumas migalhas e respingos em meu sofá e pelo chão.

A festa acabou e no dia seguinte observei aquelas pequenas manchas pelo sofá, e não sabia como limpá-lo. Pesquisei na Internet, mas ainda estava na dúvida do melhor a fazer com este, que é um dos mais importantes móveis de uma casa.

O sofá, além de trazer conforto, também é um item decorativo, então é algo que precisa ser durável, e sendo assim, sua manutenção e limpeza precisam ser realizados não apenas quando você convidar amigos para uma festa, mas ser limpo a cada período de tempo para que se mantenha conservado.

Por isso, a LocLav listou aqui, 5 dicas práticas e indispensáveis para livrar o seu sofá da sujeira temporal ou daquelas manchas inesperadas. Veja!

#1 – Dica fundamental

Essa primeira dica é mais para conhecimento, pois nem todo mundo sabe o que significam aquelas letras que constam nas etiquetas que ficam atrás do sofá. Assim como as etiquetas das roupas, essas letras têm relevância para entender a correta maneira de realizar a limpeza e a manutenção do sofá, de acordo com o material que o mesmo, é feito. Vamos às letras e seus significados:

  • Letra F: estão nos sofás que só podem ser limpos por profissionais capacitados;
  • Letra P: estão nos sofás que só podem ser lavados a seco;
  • Letra W: estão nos sofás que só podem usar pano úmido e produtos específicos para o seu tecido;
  • Letra O: estão nos sofás que podem ser lavados com água.

#2 – Cuidado com dicas caseiras

Principalmente hoje em dia, na Internet, existem muitas dicas e formas de fazer diversas coisas, com tutoriais variados, inclusive para a limpeza de sofás. E, algumas vezes, essas dicas podem não cumprir com a promessa, ou mesmo, piorar a situação do seu estofado.

Cuidado com produtos químicos caseiros, que envolvam cloro ou sabão em pó. Cuidado ainda, com esponjas grossas ou esfregões com cerdas muito duras, pois determinados tipos de tecido podem danificar com o uso incorreto desses materiais.

#3 – Uso de aparelhos

Para se livrar ou prevenir poeiras, migalhas e até ácaros, um bom aspirador de pó ajuda bastante. Caso você não tenha um, é possível alugar esses aparelhos através de empresas especializadas em aluguel de equipamentos para limpeza, como a LocLav, pelo tempo que precisar. Unindo-o a uma escova com cerdas macias para impurezas que impregnam no tecido, o resultado será satisfatório.

#4 – Produtos específicos

Alguns produtos específicos para limpeza de estofados estão no mercado para utilização nesses tecidos. Dependendo do tipo de material que o sofá é feito, pode-se misturar 1/4 de vinagre branco com 1 litro de água morna, umedecendo um pano limpo e passando suavemente no sofá. Materiais como couro, napa, camurça ou courino podem ser limpos com um pano ou esponja, umedecidos com a solução de água e detergente neutro.

Mas, para uma limpeza realmente eficaz e sem danos ao seu sofá, a Loc Lav possui uma linha de produtos químicos profissional, ideal para a limpeza de carpetes e estofados.

#5 – Limpeza a seco

Também existem no mercado, panos secos profissionais que vêm com instruções de uso, para você passar no sofá. Mas, outras opções podem ser: o uso de bicarbonato de sódio ou de álcool, dependendo do tipo de tecido.

Com o bicarbonato, você pode jogar aos poucos, por todo o sofá, esperando agir entre 15 e 30 minutos, e, após esse tempo, retirar o pó do bicarbonato com o aspirador. Com o álcool, em sofás feitos de microfibra ou poliéster, passe sobre toda a superfície, esperando evaporar. Estas duas opções são ótimas para quem tem animais em casa ou alergias, pois além de limpar, ajudam a eliminar ácaros e odores.

Se você quiser uma limpeza profissional alugue uma máquina para limpeza de carpetes e estofados com a LocLav!

 

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter