x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

LIMPEZA

4 formas eficientes de reduzir os custos na limpeza industrial

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Como você tem realizado a limpeza dentro da sua indústria? Tem percebido custos muito elevados ou gastos desnecessários? O seu gasto com produtos ou maquinário é muito alto para realizar essa limpeza? Seus funcionários não estão sabendo lidar com os equipamentos na realização dessa tarefa?

Essas são questões importantes e presentes no dia a dia de um gestor. Definir os custos e os impactos da limpeza podem influenciar diretamente no preço dos seus produtos.

A limpeza industrial é essencial para propiciar um ambiente adequado de trabalho, com segurança aos colaboradores e aos equipamentos. Essa higienização deve ser constante para manter um bom ambiente de trabalho e boa qualidade na produção.

Sendo assim, para ajudar você a realizar essa limpeza da maneira correta, listamos 4 formas eficientes de reduzir esses custos. Ah, e não esqueça de considerar a dica bônus no final deste texto.

1- Terceirização X contratação de mão de obra própria

Repense os custos que a sua indústria tem ao contratar uma empresa especializada nessa limpeza, com maquinário e produtos apropriados, ou na contratação de mão de obra e compra de equipamentos próprios.

Faça os cálculos, colocando no papel qual dessas duas formas de contratação é mais vantajosa para a sua empresa. Lembre-se que ao optar por contratar funcionários, existem alguns fatores a levar em consideração, tais como:

  • Esses colaboradores deverão ter treinamento adequado para saber lidar com cada produto e equipamento, e como realizar a limpeza da forma correta e satisfatória
  • Você deverá realizar a compra, ou a locação, de todo o maquinário essencial para a limpeza. Além disso, caso opte pela compra, terá que realizar a manutenção dos mesmos,  de tempos em tempos.
  • Você deverá realizar a compra dos produtos de limpeza corretos, periodicamente.

Ao terceirizar esse serviço, não será necessário o trabalho de contratação de pessoal e nem de máquinas, pois geralmente, já incluem no contrato, além da mão de obra, os equipamentos e produtos, especificamente para esse serviço.

2- Locação de máquinas de limpeza

Ao optar pela contratação própria de mão de obra, leve em consideração a locação dessas máquinas pois podem ajudar a reduzir os custos. Ao alugar o equipamento, você não terá os custos de manutenção, e caso ocorra algum defeito, pode-se apenas realizar a troca junto à empresa locadora.

3- Use a tecnologia

Comprar o/u alugar máquinas podem ter um custo inicial grande, contudo, a longo prazo, esses custos são diluídos com a economia que elas trarão. Listamos abaixo algumas delas:

  • Redução de água, energia e produtos;

 

  • Redução na quantidade de mão de obra e no tempo gasto;

 

  • Melhora na qualidade da limpeza;

 

  • Aumento na segurança da limpeza.

 

4- Que máquinas são essas?

Existem muitas máquinas que facilitam a limpeza industrial:

  • Lavadoras de piso: Podem ser movidas à bateria ou eletricidade, com possibilidade de lavar, esfregar, escovar, enxaguar e aspirar o piso. De fácil manuseio pelo operador, desempenha melhor suas funções em ambientes maiores como pátios, estacionamentos e indústrias grandes. Por ser uma máquina maior, oferece serviço de alta qualidade, sem grande esforço físico do colaborador.

 

  • Lavadoras de alta pressão: Por serem de alta pressão, têm facilidade em remover óleos, produtos químicos e sujeiras incrustadas. Além disso, economizam cerca de 80% de água e facilitam a tarefa em áreas amplas, com melhores resultados e menor esforço físico.

 

  • Aspiradores industriais: Eles podem aspirar tanto materiais sólidos quanto líquidos, otimizando o processo de limpeza, muitas vezes sem a necessidade do uso de vassouras e esforço físico. São equipamentos em tamanho pequeno, se comparar com outras máquinas, os quais ajudam a aspirar sujidades em cantos de difícil acesso, com capacidade para armazenar grandes volumes de água ou poeiras.

 

  • Secadoras de piso: Secar o chão de um ambiente de trabalho é tão importante quanto limpar e lavar. Dependendo do tipo de piso, a secagem pode levar maior tempo, podendo causar algum acidente pela circulação de pessoas ou impossibilitando o trabalho. A secadora de piso é um carrinho simples, que pode ser manuseado por um colaborador, a qual tem um bocal por onde ventila o ar sobre o chão, agilizando a secagem.

5- DICA BÔNUS: Tratamento de longo prazo 

Algumas ações podem ser realizadas dentro da sua área de produção para facilitar a limpeza e reduzir os custos, como por exemplo, a impermeabilização de pisos, um tratamento que auxiliará na limpeza do dia a dia.

Esse tratamento reduz a penetração de resíduos, sujeiras ou substâncias líquidas, selando todo o ambiente e aumentando a vida útil do piso.


4 formas eficientes de reduzir os custos na limpeza industrial

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar