x

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Dúvidas? Fale conosco através do WhatsApp. Clique aqui.

Blog

CONSTRUÇÃO

4 dicas valiosas para melhorar os processos no canteiro de obras

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

Blog

Banner

Postado em: May 20, 2019

Compartilhe:

“Produtividade é o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado”, essa frase do empresário americano Paul J. Meyer pode ser levada em consideração em qualquer área de atuação profissional, e vem bem a calhar com os textos que desenvolvemos em nosso Blog.

No caso deste texto, referente a gestão de obras, assunto em que iremos abordar as melhores práticas para os processos operacionais e administrativos de uma construção, a frase mostra o quão importante é um planejamento bem elaborado junto da motivação, foco e comprometimento de uma equipe, para o bom andamento dos trabalhos dentro de um canteiro de obras.

A missão dos empreiteiros dentro de um canteiro de obras é fazer com que a construção seja realizada de forma segura, com qualidade e dentro do prazo estipulado. Imprevistos podem acontecer no decorrer do trabalho, mas se o responsável estiver constantemente atento ao cumprimento das etapas da construção conforme o planejamento, conseguirá superar as dificuldades com melhorias, e realizar um excelente trabalho.

Melhorias sempre podem ser feitas, e se aproveitadas eficientemente, podem potencializar a produtividade no canteiro de obras por meio de uma boa gestão. Nesse sentido, vamos listar 4 dicas valiosas para melhorar os processos dentro do canteiro de obras.

Dica 1 – Condições de trabalho

Não é de hoje que as condições de trabalho têm especial atenção entre engenheiros e empreiteiros, principalmente pelas exigências das leis e normas existentes para manter a saúde e a vida dos colaboradores segura.

Ter e manter um espaço ideal de trabalho, com um ambiente organizado, limpo e seguro, onde os colaboradores possam desenvolver suas tarefas de forma efetiva; um espaço onde ferramentas, materiais, insumos, máquinas e outros objetos tenham almoxarifado ou local próprio para armazenamento.

Ficar atento aos equipamentos de segurança para que todos os utilizem de forma correta, cumprindo com as normas reguladoras exigidas referente à segurança do trabalho, ou às normas técnicas quanto às instalações elétricas, de água e de esgoto.

Dica 2 – O espaço do canteiro de obras

Como dissemos na dica anterior, o local precisa ter espaços especiais para cada ferramenta, material e maquinário, além é claro de estar sempre organizado. Por isso, algumas separações precisam ser realizadas:

  • Locais próprios para os colaboradores: Alojamentos, sanitários e refeitórios devem estar separados de todos os outros ambientes do canteiro. Esses, são lugares onde os colaboradores poderão descansar e suprir suas necessidades para que tenham disposição para o trabalho.
  • Locais próprios para equipamentos: Depósitos especiais para areia, concretos, ferros, madeiras; e almoxarifados para ferramentas também são apropriados para que o canteiro de obras esteja e tenha um fluxo de trabalho organizado e seguro.
  • Entrada e saída: O canteiro de obras precisa ter um lugar por onde possam entrar com facilidade, os veículos necessários para a construção, como caminhões, escavadeiras, tratores e outros. Esse lugar será o fluxo de passagem também de pessoas, então precisa estar bem sinalizado e ser espaçoso.

Dica 3 – Treinamento e capacitação

A seleção de colaboradores qualificados não é novidade, mas nesse segmento, além da qualificação, constantes treinamentos são necessários, pelas demandas de atividades específicas. Um exemplo, são os treinamentos para o bom uso dos equipamentos de proteção individual, já que alguns são bastante específicos para determinadas tarefas.

Algumas máquinas e ferramentas distintas também demandam treinamentos para que seu uso seja seguro tanto à pessoa que irá manejá-las, quanto para o canteiro de obras e o ritmo da construção.

Dica 4 – Acompanhamento das etapas

O responsável pela obra, precisa fazer um check list do andamento da construção de acordo com o cronograma planejado. A cada etapa concluída, deve estar ciente do que foi feito, o que foi utilizado e mão de obra envolvida, para designar outras demandas.

Esse acompanhamento também é ideal para a checagem de matéria-prima, para provisionar a quantidade de material para as próximas fases da construção. Se houver imprevistos, é através desse controle que o gestor poderá tomar uma nova decisão a tempo, superar esse obstáculo, e assim manter os prazos do restante da obra.

Hoje em dia, sistemas ou plataformas tecnológicas podem auxiliar o responsável nesse acompanhamento, com o registro de quantidades e demandas para uma previsão consolidada quanto a falta de material.

O acompanhamento mostrará irregularidades, erros, necessidades e outros fatores que podem atrasar o andamento, mas que se bem efetivados, serão superados, mantendo a cadência do projeto dentro do prazo.


4 dicas valiosas para melhorar os processos no canteiro de obras

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of

0 itens para orçamento

Fechar