3 dicas essenciais para manter seu jardim bonito e organizado

29 jan, 20 | JARDINAGEM

Um jardim bonito e organizado faz toda a diferença no visual de uma casa, não é mesmo? Além de tornar o ambiente mais belo e agradável, estar em contato com plantas e flores pode proporcionar inúmeros benefícios físicos e mentais para os moradores.

Mas, para isso, são necessários muitos cuidados que exigem esforço, atenção e dedicação, a começar pelo período ideal para regar, plantar e também, para impedir a ação de insetos e parasitas. Dessa forma, para conseguir ter um jardim bonito e organizado é fundamental seguir alguns passos. Existem algumas dicas essenciais que vamos dividir com você! Confira!

Quais os passos para ter um jardim organizado?

Para quem está planejando a montagem de um jardim, antes de tudo é necessário adquirir ou alugar os utensílios apropriados para as diversas etapas do processo. Pode parecer simples, mas isso pode evitar danos às plantas e mais trabalho, por exemplo, além de facilitar o manejo da terra, das plantas e dos demais elementos que serão utilizados em seu jardim.

Os utensílios básicos para isso são: luvas de jardinagem, mangueira ou regador e fertilizante. A depender do tamanho do jardim, podem ser necessários também tesoura de poda, enxada, roçadeira, cortador de grama, aparador de cerca, por exemplo. O aluguel desses equipamentos maiores é uma opção mais viável e a nossa primeira dica na missão de tornar um jardim bonito e bem organizado.

Com esses itens em mãos, chegou o momento da segunda dica, que é escolher os tipos de plantas e flores do seu gosto. É importante frisar que, muito além da estética, a decisão na hora de optar por um tipo de flor ou planta deve ser baseada também no crescimento, bem como no equilíbrio com as demais espécies que serão plantadas.

Para locais pequenos e menos espaçosos, por exemplo, é necessário escolher aquelas plantas que não crescem muito, do contrário, acabarão morrendo. Esse passo é de grande importância para a organização do jardim. Pesquisar sobre os tipos e suas respectivas características e necessidades é imprescindível para a organização adequada do jardim.

Outro detalhe fundamental refere-se à manutenção, portanto, essa é a terceira dica. Não adianta escolher os melhores tipos de flores e plantas adequadas ao seu tipo de jardim, mas não prestar os cuidados posteriores necessários para mantê-lo belo, limpo e organizado. Essa manutenção inclui regar, limpar o solo, podar e eliminar possíveis pragas. Isso deve ser realizado constantemente. Nesse momento serão utilizados os utensílios e equipamentos indicados.

Itens decorativos

Além das dicas importantes para o cultivo e manutenção do jardim, é fundamental para mantê-lo bonito e organizado, a utilização de itens decorativos. Eles podem ser um diferencial e tanto e ajudar a torná-lo ainda mais belo, por dar mais destaque e realce às flores e plantas.

Os vasos são um bom exemplo. Existem vários modelos e tamanhos, e dão um ar moderno e sofisticado ao jardim. Enfeites, como jardim de ferro, e outros em cerâmica ou barro também contribuem para a beleza do ambiente, deixando-o mais atrativo.

A depender do tamanho do jardim, é possível também incluir móveis na área, como cadeiras e mesas, rede de descanso e biombos, tornando esse espaço um cantinho perfeito para descontração e relaxamento.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados? Acesse semanalmente nosso blog e fique por dentro das últimas novidades!

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter